11 cimentos e uma construção!

A construção de uma casa, um prédio residencial ou comercial vai muito além do projeto. É necessário atenção nos materiais que serão sua base. O uso de matéria inadequada pode causar problemas e até arriscar a vida dos frequentadores do futuro.

Um dos itens mais importantes na construção é o cimento. Apesar de parecer uma escolha simples e sem muitas opções, o material definitivamente não é tudo igual. Isso já pode ser notado logo nas embalagens, com as diferentes siglas nele impresso.

No total, existem hoje cerca de 11 tipos de cimento utilizados na construção civil e cada um deles tem uma aplicação específica.

1.CP I – Cimento Portland Comum

O mais simples dos cimentos é utilizado para obras normais, que não possuem exigências específicas. Ou seja, obras sem exposição frequente à água, esgotos e também a maresias. 

Este tipo é de menor resistência, tendo sua produção direcionada para a indústria. 

2.CP I-S Cimento Portland Composto 

Possui gesso como aditivo e uma pequena adição de material pozolânico em sua composição. Este último garante menor permeabilidade ao material.

3.CP II-E Cimento Portland composto com escória

Este cimento é considerado como intermediário entre os dois anteriores. Sua composição é formada por 35% a 70% de alto-forno.  Ele é utilizado em materiais que não liberam muito calor.

4.CP II-Z Cimento Portland composto com pozolana

Assim como o CP I-S, possui pozolana e é indicado para obras subterrâneas ou que fiquem em constante contato com líquidos. Além do material pozolânico, pode ter 10% de fíler. 

5.CP II-F Cimento Portland composto com fíler

Tem em sua composição uma adição de 6% a 10% de material carbonático. Este tipo de cimento é normalmente usado em aplicações gerais como concreto simples, armado, pisos e pavimentos de concreto e também elementos pré-moldados. 

6.CP III Cimento Portland de alto forno

Recomendado para obras pesadas como barragens, pontes, esgotos, fundação para máquinas, este cimento tem como vantagem a durabilidade, resistência às variações de temperatura e baixo calor de hidratação. 

7.CP IV Cimento Portland Pozolânico

Devido a grande quantidade de pozolana em sua composição, cerca de 15% a 50%, sua duração é amplificada. Além disso, ele tem alta impermeabilidade e boa resistência a ambientes ácidos e de contato com sulfato. O cimento é recomendado para obras com água corrente.  

8.CP V-ARI Cimento Portland de alta resistência inicial

Assim como o comum, o CP V não possui aditivos em sua fórmula. Este modelo é indicado para fabricação de concreto e seu método de fabricação dosa argila e calcário de forma diferenciada.

9.CP RS Cimento Portland resistente a sulfatos

Por ser resistente a sulfatos, este tipo é ótimo para obras ricas neste composto. 

10.CP BC Cimento Portland de baixo calor de hidratação

Tem boa durabilidade de estrutura e evita o surgimento de fissuras. O cimento BC é recomendado para obras de grandes temperaturas.

11.CPB Cimento Portland Branco

De coloração branca, como o próprio nome já diz, ele pode ser customizado de acordo com cada obra. Ele é muito utilizado como rejunte. 

Ufa! São tantas as opções e aplicações que é preciso muita atenção. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *