110V ou 220V, há diferença entre as voltagens?

Antes de começar uma construção, é necessário muito planejamento. Assim como a parte estrutural, as instalações elétricas precisam de atenção e estudo. Afinal, todos querem estar de acordo com as normas técnicas e longe de perigos como curtos-circuitos e até incêndios.

São várias decisões a serem tomadas durante esse processo, e uma das mais importantes é acerca da tensão elétrica. Ao contrário de diversos países, no Brasil não há uma voltagem padrão. Devido às diversas companhias que se estabeleceram no país no início do século XX, os brasileiros podem hoje optar por voltagens 110 e 220.

Tá, mas então quais são as diferenças entre elas? No geral, não há! Apesar de muitos acharem que os aparelhos de 220v são mais econômicos, essa é uma opinião equivocada, o desempenho não é melhor.

De acordo com especialistas, o consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas sim da potência e do tempo de uso do equipamento. O que pode acontecer, é uma diferença muito insignificante no final das contas.

No quesito segurança, por ter uma tensão menor, as tomadas de 110v são mais seguras. Ao contrário da 220v, elas podem gerar menos danos a um indivíduo que sem querer leve um choque.

No final, o que mais conta é a região onde mora e também o cuidado na hora da compra de aparelhos que necessitam de energia. No Brasil, os tipos 220v são mais usados no nordeste e no sul do país. Já no sudeste, a preferência é pelas tomadas 110v.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *