Com o avanço da tecnologia no mundo, novas técnicas começaram a surgir na construção civil. Além de garantir uma obra mais segura, esses sistemas mais modernos podem ajudar na diminuição dos custos e na velocidade da construção.
O Steel Frame é um desses sistemas. Desenvolvido na década de 80 nos Estados Unidos, a técnica, também conhecida como construção a seco, utiliza materiais leves para sua construção.
Como funciona?
Também chamado de Light Steel Frame, esse sistema construtivo é formado por estruturas de perfis de aço galvanizado. A base de sustentação de uma obra em Steel Frame é composta por:
Fechamento externo – Placas Cimentícias e OSB
Isolantes termo acústicos – Lã de Rocha e Lã de Pet
Fechamento Interno – Placas de gesso branca ou verdes
Vantagens
Existem diversos benefícios no uso desse sistema. Dentre eles estão:
Agilidade na construção
A maioria de seus componentes são pré-fabricados. Ou seja, a montagem acontece de forma mais rápida do que em outros sistemas. Se algumas casas levam meses e até anos para serem finalizadas, com essa técnica, podem levar até 15 ou menos.
Sustentável
Uma das maiores vantagens do Steel Frame é ser um sistema sustentável. Nos últimos anos, o tema tem estado em discussão em diversas áreas, principalmente na construção civil. Com a técnica, gera-se pouco lixo e resíduo durante a execução. Além disso, como é seco, não necessita de recursos naturais como a água.
Isolamento térmico e acústico
Está aí um ponto importante. Esse sistema proporciona bons níveis de isolamento térmico, ou seja, nunca estará muito quente ou frio e também diminui a entrada de ruídos externos.
Menor custo
O Steel Frame é um ótimo aliado para quem procura uma construção segura e com baixo custo. Isso porque, se comparado aos outros sistemas, como o de concreto.
Desvantagens
Falta de mão de obra especializada
Por ser um sistema novo, ainda é difícil encontrar profissionais qualificados para a execução do serviço.
Limitação de andares
Não é recomendado que a construção com esse tipo de sistema tenha mais de cinco andares. Por se tratar de materiais leves, é indicado que a construção seja térrea ou suba até 5 andares.