A conta de energia lá no chão!

O novo Coronavírus chegou e colocou muita gente em isolamento social dentro de casa. Com as pessoas 24 horas por dia no conforto de seus lares, o consumo de energia aumentou e, consequentemente, a conta no final do mês. 

Diante deste cenário, os consumidores começaram a buscar por alternativas que pudessem ajudar a reduzir esse custo. Foi aí que os painéis solares entraram em cena. Apesar de não serem novidade, a busca por esse tipo de material aumentou e muito.

Se você quer entender melhor quais modelos estão no mercado, como funcionam e também seus benefícios, é só continuar lendo, que nós temos a resposta!

O que é? 

O painel solar, também conhecido como placa solar, é composto por células solares fotovoltaicas. Estas são responsáveis por converter toda luz do sol que entra nas placas, em energia elétrica. 

Como funciona? 

Existem atualmente dois modelos de placas solares. Enquanto um é direcionado para o aquecimento de água, para fornecimento do líquido para chuveiros e torneiras, o outro é unicamente para produção de energia elétrica.

Este segundo transforma diretamente a radiação em eletricidade. Primeiro as partículas de luz solar, chamadas de fótons, se chocam com os átomos do material semicondutor que está na placa e depois esses choques deslocam os elétrons do semicondutor. Após isso, a energia é gerada e usada para carregar uma bateria. 

Benefícios 

Baixo impacto ambiental 

Por ser um recurso sustentável e renovável este tipo de placa colabora e muito para preservação do meio ambiente. Além disso, o processo todo é sem ruídos, ou seja, poluição sonora aqui não tem vez. 

Conta de energia lá no chão 

Provavelmente foi por essa vantagem que você começou a ler esse texto, não é mesmo? 

Pois é, estima-se que essa tecnologia ajuda a reduzir em até 95% a conta de luz. Parece até um sonho! 

Mão de obra disponível 

É preciso investir em profissionais especializados. Apesar de ser um processo fácil e rápido de instalação, é necessário que as placas sejam colocadas de maneira correta, para que a captação de raios solares seja eficiente. 

Valorização do imóvel 

Residências que têm implantação de sistema de painéis são vistas com bons olhos pelo mercado imobiliário. De acordo com o laboratório Nacional Lawrence Berkeley, a valorização pode ser entre 4% e 6%. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *