A escolha do terreno

A escolha do terreno é um passo fundamental para quem deseja construir. Afinal, trata-se de um planejamento em longo prazo e todas as condições e características devem ser cautelosamente analisadas para que a escolha não seja motivo de arrependimento no futuro.

Para ajudar, nós separamos algumas dicas que podem fazer te ajudar a decidir pelo melhor lote. Confira!

Infraestrutura

Pense na infraestrutura da região levando em consideração a pavimentação, a presença de itens básicos, como água, esgoto, energia elétrica, e a proximidade de mercados, padarias, mercearias, farmácias.

Localização e Vizinhos

Veja se ao entorno existem bares, casas de shows, boates ou qualquer outro estabelecimento que cause a aglomeração de pessoas, barulho ou grande movimentação de veículos. Para ter uma noção melhor disso, a dica é visitar o terreno em diferentes horários do dia para perceber como é o dia a dia daquela região.

Tipo de Solo

A qualidade do solo pode influenciar muito na estrutura da sua casa. Por isso, busque informações com os vizinhos sobre como foram feitas as fundações das edificações já construídas. Um solo muito rochoso pode encarecer os custos com esse processo.

Tamanho do Terreno

O município determina, por meio de legislação, a forma de uso e ocupação do terreno em cada região. Neste caso, os afastamentos frontais, laterais e de fundos influenciam no tamanho da construção, sendo um fator limitador que deve ser considerado.

Posicionamento

O posicionamento do nascer e por do sol também é de extrema importância e precisa ser analisado no momento da escolha do terreno. Isso pode influenciar na confecção do projeto em fatores importantes, como iluminação, incidência da luz solar, temperatura e ventilação da edificação.

Documentação

Por ultimo e não menos importante é a documentação do terreno, a certidão de propriedade atualizada, certidões negativas de impostos municipais, ações judiciais, entre outros documentos devem ser verificados antes da compra.

Com essas dicas, você estará mais preparado antes de investir em um terreno que possa não satisfazer as suas necessidades.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *