A revolução das eletrofitas

 

Por mais que o planejamento elétrico de um imóvel seja feito de forma primorosa, nem sempre ele consegue abranger necessidades futuras do proprietário. Com o passar do tempo, a decoração e os móveis podem ser trocados de lugar ou até mesmo substituídos por peças diferentes, maiores ou menores.

Toda essa mudança pode influenciar diretamente o modo como seus aparelhos eletrônicos são ligados a tomada, fazendo com que ela fique longe do conector, a ponto de deixar cabos expostos e espalhados pelo chão ou até mesmo ficar do lado oposto do móvel, exigindo uma extensão para conseguir ligar o equipamento.

A principal coisa a se fazer, neste caso, seria a instalação de novas tomadas pelo cômodo. Infelizmente, essa atividade exige quebrar a parede, passar conduítes, cabeamento, revestir novamente a parede… Enfim! Um trabalhão considerável.

Mas para você, que precisa fazer uma mudança desse tipo e quer evitar dor de cabeça, o mercado oferece uma solução bastante simples e barata que vão exigir mão de obra mínima: as chamadas eletrofitas.

Esse material é uma espécie de cabo elétrico adesivo que, além aderir imediatamente à parede, ela é capaz de transmitir corrente elétrica por toda sua extensão. Com conectores em cada uma das pontas, você pode instalar os fios da tomada antiga nesses conectores e criar uma nova tomada na outra ponta da fita, na medida em que desejar.

Para cobrir o material na parede, geralmente você pode utilizar uma série de revestimentos, mas é importante sempre ficar atentos às normas do fabricante com relação a isso para evitar danos à fita.

De modo geral, esta é uma ótima solução para quem precisa “esticar” ou mudar uma  tomada de posição para ligar os equipamentos de forma mais prática e bonita.

Embora a instalação seja simples, é recomendado que seja contrato um profissional capacitado para o serviço, garantindo, assim, a segurança do novo sistema elétrico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *