Adesivos fazem a soldagem de tubos de PVC

 

As junções de tubos com outros canos ou com conexões precisam ser feitas corretamente para evitar que ocorram vazamentos ou até mesmo a quebra da tubulação, gerando um custo maior para a reforma.

Esse processo, chamado de soldagem, nos remete, primeiramente, ao derretimento da peça com fogo. Porém, no caso dos tubos de PVC, a queima danifica o material. Por isso, é sempre bom ficar atento com trabalhadores que tentam moldar o cano por meio do calor para não utilizar conexões.

Para soldar os tubos de PVC, é necessário adquirir um adesivo plástico que cola um cano no outro, fazendo a correta vedação dos materiais. Esses produtos são vendidos como modelos comuns ou extra-fortes.

O primeiro adesivo é indicado para soldagens de tubos e conexões de pequenos diâmetros, até 50 milímetros, seja para água fria ou quente. Já o adesivo extra-forte, possui uma cura mais lenta e 25% a mais de resistência às condições de uso. Por isso, ele é recomendado para soldagens em tubos com mais de 60 milímetros.

Após realizada a soldagem, é preciso esperar 12 horas para acionar a pressão hidrostática interna com adesivos comuns, e 24 horas para a soldagem extra-forte.

O risco de problemas futuros com a soldagem correta ainda existe, mas são diminuídos drasticamente do que em condições precárias de junção. Em caso de dúvidas, consulte um profissional capacitado para te orientar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *