Aditivos ajudam a potencializar ação da argamassa

 

As misturas que envolvem cimento e água são elementos básicos e muito utilizados na construção civil. Porém, essa combinação de simples de materiais pode receber também alguns aditivos que alteram suas características funcionais.

No caso da argamassa, que é composta de cimento, areia e água – veja como prepará-la aqui –, esses aditivos podem potencializar o uso em determinadas situações. Basicamente, há três grupos de elementos, que sempre podem ser encontrados em nosso site Clic da Obra.

O primeiro deles compõem os aditivos plastificantes. Ao ser adicionado na fabricação da argamassa, esse composto torna a mistura mais mole, dando maior capacidade de aderência às superfícies em que será aplicada.

Já os aditivos anti-retração impedem que a massa encolha ou retraia. Isso é importante, pois evita que, após a secagem, surjam fendas ou fissuras na argamassa, aumentando sua durabilidade.

Por fim, os aceleradores possibilitam um ambiente em que a secagem da argamassa seja muito mais rápido do que se estivesse crua ou com algum outro aditivo. Isso torna a mão de obra mais veloz, mas é preciso tomar cuidado para não perder massa á toa.

Esses componentes extras são muito importantes e cada local do imóvel pode exigir a utilização de algum deles para atingir o resultado desejado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *