Algumas espécies de árvores são ideais para plantio em calçadas

Para trazer a natureza mais perto das cidades e beleza, muitos bairros apostam no plantio de árvores nas calçadas. Em várias situações, a própria prefeitura se encarrega de providenciar essas plantas, mas os cidadãos também podem tomar a iniciativa e fazer uma solicitação ao órgão responsável para ceder uma muda ou até mesmo uma licença para a plantação.

Porém, antes de plantar qualquer árvore, é importante se atentar a algumas características da muda para evitar transtornos no dia a dia. Pense que algumas espécies apresentam galhos espinhosos que podem machucar pedestres, raízes longas que danificam canos e calçadas, odores característicos, frutos grandes que podem cair sobre os automóveis ou pessoas, entre outros fatores.

Por isso, a pedido do leitor Jorge Alexandre Lobo, separamos algumas espécies bem bonitas para você plantar em sua calçada!

1 – Noivinha

Esse tipo de árvore é bem interessante. Enquanto boa parte do ano suas folhas são verdes, em maio, elas adquirem a cor branca, parecendo uma neve, dando um charme incrível. Ela é uma planta de pequeno porte, não passando dos 3 metros e não danificando fiação elétrica ou calçadas.

2 – Ipê

Para quem gosta de árvores imponentes, essa é uma boa opção. Seus troncos longos e folhas coloridas (amarelo, branco, rosa e roxo) dão forma a uma planta espetacular. Embora sua manutenção seja bem baixa, por ela medir de 10 a 35 metros, o ideal é que seu plantio seja feito em regiões onde não há fiação elétrica próxima.

3 – Manacá da Serra

O colorido dessa árvore é o grande destaque. Dependendo da idade, ela pode apresentar três cores simultaneamente, o branco, rosa e roxo. Seu tamanho chega até 6 metros de altura, portanto não causa grandes transtornos com cabeamento em algumas regiões.

4 – Magnólia

Um arbusto enorme de flores maravilhosas. Essa descrição define bem o que é a magnólia. Essa árvore remete ao Ipê rosa, mas com um porte bem menor, chegando, no máximo, a 10 metros de altura. Seu perfume também é bastante chamativo.

5 – Pitangueira

Árvores frutíferas também podem ser plantadas na calçada. As pitangueiras, além da árvore bonita, ela oferece muita coloração em seus frutos (vermelho, verde e amarelo). Sua altura a torna de pequeno porte, chegando entre 2 e 4 metros.

6 – Aroeira

Essa árvore não apresenta muita coloração, mas seus contornos a tornam uma opção incrivelmente bonita. Com cerca de 10 metros de altura, essa árvore dá um clima de interior muito interessante.

Esses são apenas alguns exemplos de inúmeras árvores que podem ser plantadas em sua calçada. Lembrando que, antes de fazer o corte ou o plantio de alguma árvore, você deve sempre consultar a legislação vigente em sua cidade e os órgãos responsáveis pelo setor para verificar quais as possibilidades. Em alguns casos, a multa gerada pode ser altíssima e até considerado crime ambiental.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *