Andaimes facilitam acesso dos profissionais a lugares altos

 

Durante uma obra, os profissionais precisam alcançar locais altos do imóvel para dar sequência na construção, antes iniciada em sua base. Para ter acesso a determinadas alturas de forma segura, principalmente, o andaime é um grande aliado dos pedreiros. E podem ser encontrados em nosso site Clic da Obra!

Este equipamento, geralmente, é formado por tubos de aço galvanizado, que se montam, conforme a necessidade dos trabalhadores, formando uma espécie de um “mini-prédio” ou escada, que permite não apenas subir nele, mas também se movimentar com tranquilidade em seu espaço interno. Há também outros modelos, que proporcionam uma gaiola, que dá mais conforto ao trabalho.

Os andaimes são equipamentos caros, portanto, são alugados durante uma empreitada. Confira os principais modelos usados na construção civil.

Andaime independente (gaiola)

Duas fileiras de tubos metálicos são posicionadas paralelamente formam o suporte para que, no centro, seja instalada uma espécie de gaiola, em que os trabalhadores poderão entrar e se movimentar.

Andaime tubular

Este andaime é um dos mais vistos nas construções e o citado anteriormente no texto. Ele forma um quadrado entrelaçado de tubos de aço inox ou carbono. Essa montagem fixa apresenta bastante segurança e durabilidade. Embora a estrutura seja vazada, os trabalhadores colocam tábuas para formar um chão no andaime e poderem caminhar sobre ele. Além disso, o formato arredondado e magro dos tubos, permitem o engate de fitas de segurança.

Andaime fachadeiro

Muito utilizado em reformas e manutenção de fachadas, este modelo permite que o trabalhador acesse toda a extensão do imóvel, em diversos níveis. Ele forma uma esteira que permite a movimentação horizontal, mas que permite adicionar novos níveis de altura e, assim, acessar locais mais altos.

Andaime suspenso motorizado

Semelhante ao primeiro modelo, este andaime permite que o profissional suba ou desça níveis, sem precisar mudar de estrutura e de forma mais rápida, já que um moto regula a altura. Estes são muito usados em trabalhos feitos em estrutura mais altas, como galpões de indústrias ou prédios.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *