Aprenda a calcular a quantidade de piso para comprar

A colocação dos pisos é uma etapa importante na obra e precisa ser cautelosamente planejada para que a escolha do material seja adequada. Desta forma, você não apenas garante a harmonização estética, mas também evita o desperdício de peças e dinheiro.

Para te ajudar nesta árdua missão, vamos te ajudar a calcular a quantidade de pisos que precisa ser comprada. Acompanhe!

O primeiro passo desta conta é algo que já vimos no ensino fundamental, mas com o passar do tempo se perdeu para algumas pessoas, que é saber calcular a medida de uma superfície, ou seja, a área do local.

Então, vamos usar o exemplo de uma cozinha, que tem a forma de um quadrado e mede 3m x 3m. Neste caso, devemos multiplicar as duas medidas ou a famosa equação: base vezes altura. Desta forma, temos uma superfície de 9m². – Esta conta vale para ambientes retangulares –.

Para preencher essa mesma área, com um piso de 60 cm por 60 cm, é necessário utilizarmos a mesma unidade de medida, ou seja, precisamos entender que esses 60 centímetros, agora, vão ser 0,6 metros. Assim, para calcular a área deste material, multiplicamos 0,6m x 0,6m, totalizando uma área de 0,36m² por peça.

Com esses dados em mãos, podemos calcular quantas peças precisamos comprar dividindo a área que precisa ser revestida pela área da peça unitária do piso, ou seja, 9 ÷ 0,36, que dá um total de 25 pisos.

Contudo, prevendo o desperdício normal de peças que ocorre frequentemente durante a construção, o recomendado é que sempre seja adicionado um percentual médio de 15% sobre a quantidade necessária.

Desta forma, 25 x 15%, você chega a um total de 3,75 peças, que, evidentemente, serão arredondadas para 4. No final das contas, neste exemplo, você precisará comprar 29 pisos.

Lembramos que, devido à grande variedade de peças com diversos tamanhos, esses cálculos precisam ser analisados e executados conforme as medidas do material.

Agora você já pode pegar uma trena, fazer suas medições e ter mais confiança na hora de ir às compras!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *