Aprenda a fazer sua própria luminária de madeira

Nós estamos sempre ligados nas opiniões do pessoal em nosso Blog, site e redes sociais. Com o seu feedback, conseguimos selecionar ainda mais os temas que são de interesse. O sucesso do nosso último post sobre as luminárias  de madeira foi bastante grande e como sabemos que a galera aqui gosta de um DIY, decidimos separar um passo a passo de como construir uma luminária dessas aí em sua casa, com suporte para o piso.

Os materiais que vamos utilizar são:

4 peças retangulares de 30 cm de pinus;

1 peça retangular de pinus de 45 cm;

1 peça retangular de pinus de 160 cm;

Cúpula para luminária;

Fio paralelo;

Bocal;

Tomada;

Mão francesa;

Cola instantânea;

Alicate;

8 parafusos de 7 cm;

Furadeira/parafusadeira

Peça para uma pessoa te ajudar na montagem. O primeiro passo é manter, de pé, a peça de 160 cm, enquanto aplica cola instantânea nos pinus de 45 cm, que serão distribuídos na base da peça maior. A jogada aqui é que os pedaços menores formem os pés que vão sustentar a luminária de pé. A distribuição fica para sua criatividade. Indicamos, porém, que sejam formados uma espécie de duas letras “L”, uma apontando para cada lado.

Enquanto a cola seca, prepare a parte elétrica. Com o fio paralelo, abra o início dele e desencape as pontas, com auxílio do alicate. Em uma extremidade, faça a aplicação do bocal da lâmpada e, depois, na cúpula. A outra ponta, para a tomada, será feita no fim do processo.

Agora que a cola secou, faça marcações nos pés da luminária para aplicar os parafusos entre as peças da base para deixá-la, assim, com uma sustentação mais fortalecida.

Isso feito, é hora de ir para o topo. Com o pinus de 45 cm, deixe 15 cm para fora, e fixe, de forma perpendicular, com a haste maior. Isso formará uma quina de quadrado. Nela, será aplicada a mão francesa. Novamente, com auxílio da parafusadeira, fixe os parafusos corretamente.

Nos 15 cm de recuo da peça de pinus, faça um furo não muito grande, mas que seja possível passar o cabo elétrico por ele. O mesmo vale para a parte da frente da madeira. Feito isso, repita o processo de desencapar as pontas e instalar a tomada na extremidade.

Agora é só regular a altura da cúpula e posicionar sua mais nova luminária onde desejar.

E aí, gostou da ideia?! Comente pra gente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *