As diferenças entre Cisterna e Caixa d’água

Esta semana, nós publicamos um texto com as características principais de uma caixa d’água para ajudar os proprietários a escolherem um modelo que se adeque às suas necessidades e do imóvel.

Com isso, alguns leitores entraram em contato conosco, pois surgiram algumas dúvidas principalmente sobre a diferenciação entre caixa d’água e cisterna. Por isso, hoje vamos fazer essa distinção.

Primeiro, ambos os equipamentos servem para o armazenamento de água no imóvel para ser utilizado, posteriormente, pelos moradores ou frequentadores do local, das mais diversas formas.

Mas a grande diferença é como essa coleta é feita. A caixa d’água reserva a água vinda do abastecimento público, podendo ser utilizada para qualquer função, como cozimento de alimentos e uso doméstico. Já a cisterna armazena a água das chuvas, que é reutilizada apenas para tarefas domésticas, como dar descargas nos banheiros, lavar o quintal e regar plantas.

A instalação também é diferente. Enquanto a caixa d’água deve ser fixada no ponto mais alto do imóvel para dar pressão à água, a cisterna é montada no nível mais baixo, gerando um custo financeiro relativamente maior.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *