As vantagens das placas solares

Economizar energia elétrica ainda é uma tarefa bastante difícil no Brasil e faz com que muitas pessoas e empresas quebrem a cabeça para encontrar uma solução viável e eficiente.

Há muito tempo, as placas solares chegaram ao mercado, mas muitos interessados ainda sentem certo receio na hora de fazer um investimento nesse material. Por isso, hoje vamos trazer as principais características desse equipamento.

Os grandes beneficiados das placas solares são o meio ambiente e a saúde das pessoas, já que a energia gerada é limpa, renovável e não produz gases poluentes ou outros resíduos.

Outro ponto que merece destaque é a economia financeira. Isso porque a manutenção dos equipamentos usados na instalação é de baixo custo e, como utiliza a luz do sol como força geradora de energia, a conta elétrica acaba ficando bem mais barata.

As placas também são grandes aliadas de pessoas que moram longe, com difícil acesso, como zonas rurais, por exemplo. Há muitos locais desse tipo que não recebem fornecimento de energia hidrelétrica – a mais consumida no Brasil -. Sendo assim, a energia solar pode suprir essa falta.

Por outro lado, os proprietários que utilizam as placas solares podem sofrer em alguns momentos. Em dias com chuva ou nublados faz com que a captação de luz solar, consequentemente de energia, diminua bastante. No período noturno, esse armazenamento não ocorre.

O valor cobrado pela instalação inicial também é algo que pode afugentar alguns interessados que não estão dispostos a investir tal quantia em dinheiro naquele momento.

Para fazer um balanço, é importante destacar que a energia solar é muito mais barata que a hidrelétrica, o que pode fazer com que os altos preços do material se paguem com o passar do tempo.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *