As vantagens e desvantagens das casas geminadas

 

Com certeza você já se deparou, em alguma rua, com um conjunto de duas, três ou mais casas, uma coladinha na outra e com um design bastante em parecido entre si, dando a sensação até de ser um mini-condomínio.

Esse formato de construção, chamado de casas geminadas, está se tornando uma tendência para os empreiteiros, que querem utilizar melhor o espaço do terreno, e um sucesso para vendedores e compradores, que buscam casas com bons preços.

Mas, antes de decidir pela compra desse tipo de casa, é preciso, primeiro, entender um pouco as características desse tipo de empreendimento. Por isso, separamos as principais vantagens e desvantagens das casas geminadas.

A primeira vantagem é o preço. Como citado acima, essa modalidade de construção permite um melhor aproveitamento do terreno, exigindo um investimento financeiro menor por parte do construtor, que barateia o preço dos materiais, por se comprar mais do mesmo, que acaba barateando o preço venda.

Lembra quando citamos que esse tipo de casa parece um mini-condomínio? De fato, ele pode até ter características parecidas. Algumas construções possuem áreas em comum, como churrasqueira, áreas de lazer, de serviço, estacionamento. Isso pode criar um vínculo bacana com os vizinhos. Além da amizade, em caso de viagens, você sabe que sempre terá alguém olhando por seu imóvel enquanto estiver fora.

Agora, para quem procura privacidade, deve se atentar bastante às casas geminadas. Como os imóveis ficam grudados um ao outro, com apenas uma parede dividindo o espaço, é muito comum que ruídos do vizinho invadam sua casa. Por isso, identifique se isso será um incômodo grande demais para você e também a qualidade do isolamento acústico usado na obra.

Outro ponto negativo é a iluminação. Por conta de uma única parede dividir as casas, este lado não poderá haver portas nem janelas, impedindo a entrada de luz naquele lado do imóvel e também diminuindo a ventilação, deixando o ambiente mais escuro e quente. Por isso, é legal verificar se o construtor procurou alternativas para este problema.

Por fim, antes de qualquer obra ou compra, verifique as regras daquele município com relação às casas geminadas. Assim, você saberá se a estrutura foi feita conforme a lei e garante a segurança dos moradores do local.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *