Bloco de concreto x bloco cerâmico: Sabe diferenciar?

Na hora de comprar os materiais de construção, é fácil se deparar com produtos extremamente semelhantes e, ao mesmo tempo, diferentes. Conhecer característica mais minuciosas e as funções de cada um desses itens é super importante para garantir a compra adequada do material e também evitar gastar dinheiro com uma aquisição completamente equivocada.

Um exemplo bem claro disso são os blocos. Na hora de comprar esse produto, o lojista irá perguntar para o cliente: de concreto ou cerâmico? Você saberia dizer qual é o mais adequado para sua obra ou a diferença entre eles?

O bloco de concreto é um dos materiais mais resistentes para as paredes. Eles também geram uma economia maior à empreitada, já que quebram menos, diminuindo o desperdício. Seu rendimento é maior, já que a mão de obra é executada mais rapidamente, da mesma forma que a necessidade de argamassa para o assentamento é menor.

Por outro lado, esse tipo de material apresenta maior movimentação, exigindo mais cuidados nas juntas de dilatação. Seu peso maior também dificulta um pouco a logística no canteiro de obras. Seu conforto térmico também é menor e, em paredes externas, a pintura deve ser acrílica para evitar umidade.

Já o bloco cerâmico é bem mais leve, facilitando a aplicação e logística no canteiro. Sua movimentação é menor, permitindo juntas de dilatação maiores. O material também absorve menos água, propiciando maior produtividade. Ele também é bastante indicado para vedação e possui um conforto térmico muito maior.

Em contrapartida, o bloco de concreto é menos aderente à argamassa e não possui uma regularidade na geometria. Sua resistência mecânica também é menor, podendo quebrar mais, portanto, um desperdício maior, assim como o isolamento acústico não é dos melhores.

No fim, identificar qual produto é o mais adequado, depende de inúmeras variáveis, como objetivo da obra, a tipologia da edificação, a especialização da mão de obra, o planejamento financeiro, entre outras.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *