Calcular o consumo ajuda na hora de escolher o tamanho da caixa d’água

 

A caixa d’água é um equipamento indispensável nas residências. Ela é responsável por captar e armazenar a água que chega pelo sistema público para, no futuro, distribuí-la pelos pontos de saída do imóvel.

Essa função se torna ainda mais importante em momentos em que a concessionária responsável pelas águas do município está fazendo alguma manutenção em que o registro central precisa ser desligado, deixando bairros inteiros sem abastecimento de água por horas ou até mesmo dias. Com a caixa d’água cheia, você poderá passar por esse período sem transtornos.

Esse é um dos principais motivos que levam os proprietários a procurarem as lojas em busca de caixas d’água extra para o imóvel, garantindo alguns dias a mais de recursos.

Mas como saber qual o tamanho ideal dessa caixa auxiliar para o imóvel? É difícil dizer com uma precisão tão grande, afinal, o consumo de água varia de acordo com cada pessoa.

Porém, há números de referência que são utilizados na hora de fazer esse cálculo. No caso das casas tradicionais, é considerado que cada morador utiliza 150 litros de água por dia. Já em apartamentos, por conta da maior pressão, o gasto acaba sendo um pouquinho maior, de 200 litros por dia.

Assim, você consegue fazer uma estimativa para o seu imóvel. Por exemplo. Se em sua casa moram 4 pessoas, basta multiplicar os 150 l/dia consumidos por cada pessoa e multiplicar por 4. O resultado será de 600 litros litros por dia. A partir daí, você pode contabilizar quantos dias de água você quer armazenar para futuras ocorrências e, assim, encontrar o tamanho ideal de seu equipamento.

Embora estocar água seja uma boa alternativa para esses momentos, é sempre importante lembrar que o consumo desse recurso deve ser sempre pensado e economizado, já que outras pessoas também precisam do abastecimento em suas residências.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *