Cerâmica X Porcelanato

Conhecer as características dos materiais e saber suas diferentes aplicações ajuda o proprietário da obra a definir qual produto será usado durante a construção, proporcionando a melhor escolha com relação ao custo-benefício dos equipamentos.

Por conta da grande variedade no mercado e suas semelhanças, os pisos cerâmicos e porcelanatos acabam gerando muitas dúvidas aos compradores. Então, para ajudá-lo a encontrar o piso ideal, vamos mostrar algumas diferenças entre os dois.

Ambos os modelos são de boa qualidade, mas possuem aplicações diferentes. Os porcelanatos têm 70% de minerais rochosos em sua composição, fazendo com que sejam mais impermeáveis em comparação ao cerâmico – com 70% de argila –. Portanto são mais indicados para as áreas molhadas.

Em relação à durabilidade, a temperatura de queima do produto, que ocorre durante o processo de fabricação, influencia neste quesito. No caso, o porcelanato é mais resistente, já que sua combustão se dá ao atingir 1250ºC, enquanto o piso cerâmico queima com 850ºC.

Esteticamente, os dois materiais são muito bonitos, e o comércio está repleto de opções. Os porcelanatos possuem diversas cores, além da versão polida, que apresenta um brilho diferenciado. Já os cerâmicos, você pode encontrá-los com diversos desenhos estampados ou que imitando madeira, sendo recomendado o modelo fosco – uma tendência no mercado –.

Como você pôde notar, há grandes diferenças entre um piso e outro. As vantagens que o porcelanato possui deixam o produto mais caro em relação ao cerâmico, que, embora menos resistente, conta com muitas opções de modelos.

E aí, já sabe qual piso se encaixa melhor nas suas necessidades? Venha achar ele no nosso site!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *