Cerca elétrica pode emitir disparos falsos

 

As cercas elétricas são equipamentos eletrônicos bastante sensíveis. Seus componentes, em grande maioria das vezes, ficam expostos ao céu aberto, se tornando vítimas de sol forte, ventos, chuvas e impacto de objetos.

Essa característica do produto muitas vezes pode gerar certo desconforto aos moradores, principalmente quando disparos falsos acontecem, amedrontando as pessoas que pensa ser alguém tentando invadir o imóvel ou até mesmo precisar desligar o aparelho com frequência.

O acionamento indevido da cerca elétrica não acontece ao acaso. Há uma série de fatores que podem causar o disparo falso. Separamos aqui os principais motivos.

Em primeiro lugar, as baterias podem estar descarregadas. Com o tempo, a sua carga diminui, e picos de energia podem ocorrer, acionando a cerca. Se não for a bateria, o problema pode estar na própria central de choque.

Já os componentes também podem apresentar defeitos, como os isoladores, ou os fios frouxos ou balançando, que geram contato com outros objetos ou a fuga de tensão, realizando os disparos.

Por último e bastante comum, é o choque da cerca com galhos de árvores que crescem ao redor. Ao sofrer o impacto, o equipamento entende que alguém está tentando romper o fio e é acionada para afugentar o invasor, que não necessariamente é uma pessoa.

Esses pontos estão bastante relacionados à manutenção periódica que deve ser realizada na cerca elétrica. Caso você não saiba como fazer, dê uma olhadinha neste post.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *