Cimento pode ser feito em casa para pequenos reparos

 

Com o passar dos anos, é normal que os imóveis comem a apresentar rachaduras e até mesmo buracos consideráveis nas paredes e até mesmo no chão de quintais, com o deslocamento de pisos ou do próprio cimento. Muitas vezes, esses contratempos são bem pequenos e, só de pensar em contratar alguém, já bate aquela preguiça.

Para esses reparados mais simples, muitos acabam se aventurando e fazendo seu próprio cimento caseiro e também a aplicação da massa. É o famoso “DIY” (Do it yourself – faça você mesmo, em português).

A preparação do cimento é simples, mas vale destacar que a massa pode sofrer variações de acordo com sua finalidade. As receitas, normalmente, vêm descritas nas embalagens dos produtos, mas vamos mostrá-las aqui para você.

Para assentar tijolos:

6 partes de areia;

1 parte de cimento;

1 parte de cal.

Para massa de revestimento:

5 partes de areia;

1 parte de cimento;

1 parte de cal.

Para massa estrutural:

4 partes de areia;

1 parte de cimento;

1 parte de cal.

Adicione os produtos secos em um balde ou recipiente e vá adicionando água aos poucos até formar uma massa homogênea. A aplicação dela deve ser bastante rápida, já que em cerca de 30 minutos, ela seca. Ao adicionar à massa no local que deseja, nivela bem para que não fique com imperfeições.

Lembramos que o ideal é sempre contar com um profissional de confiança e especializado, mas, caso se sinta seguro em fazer o serviço, é bastante gratificante ver que o trabalho foi bem feito por suas próprias mãos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *