Colunas compõem a estrutura do imóvel

 

Muito se engana quem pensa que a estrutura de um imóvel é formada apenas por arames de sustentação e tijolos. Há uma série de outras complexidades que irão compor todo o corpo que irá sustentar a construção.

Assim como as vigas, as colunas – ou pilares – também desempenham um papel fundamental na estrutura, já que ela permite a boa fixação das paredes e auxilia na sustentação do peso da laje aplicada em cima.

Por isso, na maioria dos casos, as colunas são posicionadas no encontro das paredes ou no meio, quando a mesma possui mais de 4 metros de comprimento. Sua largura, geralmente, é igual à parede ainda sem revestimento, permitindo que ela fique escondida no final.

Seguindo o mesmo processo de produção das vigas, os pilares de concreto são feitos através de fôrmas, com tábuas e sarrafos de madeira amarrados com arame. Isso garantirá a forma e tamanho ideal.

Graças a sua importância e complexidade, o cálculo das dimensões das colunas deve ser feito por um engenheiro capacitado, que irá descrever as medidas no projeto, permitindo a boa execução.

Para procurar seus melhores materiais de construção e decoração em nosso site Clic da Obra!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *