Como Aplicar o Efeito Mármore em Superfícies?

Mudar o estilo de um ambiente não necessariamente precisa envolver altos custos ou muita mão de obra. Quando o assunto é textura marmorizada, por exemplo, a execução pode ser muito mais fácil do que se imagina e, o melhor de tudo, o custo é mais baixo do que a pedra original de mármore.

A aplicação desta textura é muito simples mas exige uma técnica mínima para se obter bons resultados. É recomendável que antes de fazer a aplicação definitiva em qualquer superfície, o aplicador, caso não tenha experiências anteriores, busque se especializar e treinar em pequenos pedaços de parede que possam ser pintados posteriormente ou em placas de madeira com uma base de fundo.

Os materiais que serão utilizados para aplicação são: uma cera incolor, uma fita crepe, uma lixa d’água nº 360, uma flanela, uma espuma 22 x 13 cm, uma desempenadeira convencional de aço, uma desempenadeira para efeito mármore, uma espátula de aço, uma vassoura com cerdas macias e uma tinta para Marmorato.

O primeiro passo é aplicar a tinta para dar base a superfície. Nesta etapa a aplicação será feita com a desempenadeira comum. É importante colocar um pouco de tinta na desempenadeira e aplicar na diagonal, com movimentos aleatórios, de modo que cubra toda a superfície. Fique atento com a velocidade na aplicação, pois esse tipo de tinta começa a secar após 5 minutos. Nesta etapa também é importante deixar pequenos relevos na parede para que o efeito seja acentuado na etapa seguinte.

A segunda fase começa após a secagem total da primeira demão, isso deve ocorrer em aproximadamente 12 horas. A parede deverá ser levemente lixada, sem a aplicação de muita força, apenas para retirar os excessos de tinta. Feito isso a parede precisa ser delicadamente limpa com um pano macio, ficando livre da poeira.

A terceira etapa será a aplicação da segunda demão da tinta, nessa fase será usada a desempenadeira para efeito mármore. Com os mesmos movimentos feitos anteriormente, sem deixar que se acumule, aplique a tinta em todo o perímetro da parede.

A ultima etapa é feita após a secagem total da segunda demão, aplicando-se a cera com uma esponja em todo perímetro da textura. Após a secagem da cera, pode-se lustrar com pano macio dando o brilho característico do mármore e o acabamento final da pintura marmorizada.

E com isso você tem sua novíssima parede com efeito de mármore com fácil aplicação e poucos custos!

3 Replies to “Como Aplicar o Efeito Mármore em Superfícies?”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *