Efeito Degradê?

Recentemente, nós fizemos uma postagem em nosso Blog sobre a escolha das cores para determinados ambientes. Hoje, vamos voltar ao assunto e, desta vez, para mostrar um efeito de pintura bastante interessante: o degradê!

Embora seja menos utilizada hoje em dia, esta técnica ainda permanece bonita e atual. O degradê consiste em mudar gradativamente a tonalidade da cor, fazendo com que seja perceptível essa mudança, sem deixar marcas visíveis.

Para realizar esse tipo de pintura, você vai precisar de tintas acrílicas de tons vizinhos, pincel ou esponja, rolo macio e fita crepe.

Em primeiro lugar, a parede precisa estar previamente preparada para receber a tinta, conforme instruções do fabricante. Os rodapés, quinas, tetos e chão devem estar protegidos, para que não respingue tinta.

Logo depois, faça uma marcação horizontal com a fita na parede para ter uma margem de onde será feita a mudança gradativa de tons. Se for usado mais de dois tons, o indicado é que sejam divididos em tamanhos proporcionais na parede.

Agora, pinte com a cor mais escura e de modo horizontal toda a parte interna que foi marcada, respeitando a delimitação feita pela fita. No caso dos tons mais escuros, o recomendado é que sejam aplicados na parte baixa da parede.

A próxima etapa, que deve ser feita antes que o primeiro tom de tinta seque, deve ser feita rapidamente, pois a junção entre as tintas precisam estar úmidas.

Para isso, você deve retirar a fita que fez as limitações e pintar a área ainda não pintada com o próximo tom mais claro. Não é necessário seguir exatamente uma linha reta, pois precisa ter variações para que o efeito pareça mais natural.

Para fazer o efeito degradê, umedeça um pincel ou esponja e aplique também de forma horizontal onde ocorre a junta entre as cores, finalizando com um rolo seco para dar melhor acabamento.

Por fim, a segunda demão deve ser feita da mesma forma, sem a necessidade de demarcar com a fita.

Este é um jeito diferente de trazer um ar requintado, bonito e, principalmente, personalizado para um ambiente de seu imóvel. Se animou para fazer? Conte pra gente quais cores você pensou e sua experiência com a técnica!

4 Replies to “Efeito Degradê?”

  1. Sorry for off-topic, I’m thinking about creating an instructive site for pupils. May possibly begin with posting interesting facts such as”The average human eats 8 spiders in their lifetime at night.”Please let me know if you know where I can find some related facts such as right here

  2. Many thanks for a really impressive blog. It was very useful. I am so glad I came across this.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *