Dicas para economizar dinheiro na obra

Na hora de construir um imóvel, uma pergunta muito comum surge para praticamente todos os proprietários: como economizar e reduzir os custos da obra? Esse dilema não tem uma resposta pronta, mas existem algumas sugestões que podem te ajudar a minimizar os gastos.

A principal dica para isso é fazer um bom planejamento. Então, seja objetivo ao fazer o projeto, considere as necessidades de todos os futuros moradores e evite cômodos desnecessariamente grandes ou mesmo materiais com preço desproporcional.

Isso fica mais fácil quando dividimos a obra em algumas etapas. Assim, você consegue ter mais controle de todos os custos que cada parte está exigindo, permitindo um melhor gerenciamento financeiro. Confira, agora, três fases que merecem a atenção!

Devo contratar um Arquiteto?

Embora contratar um arquiteto gere um gasto inicial, sua presença, no longo prazo, é mais econômica do que em sua ausência. Este profissional entende todos os caminhos e métodos para trazer um projeto à realidade, além de ter conhecimentos específicos para propor novas ideias e sugestões no projeto que podem baratear o custo lá na frente.

Acabamento

Pesquisas apontam que o acabamento pode custar por volta de 60% da obra, ou seja, é um percentual muito elevado. Com isso, a presença do arquiteto pode ser muito importante, pois ele será capaz de oferecer opções mais simplificadas, mantendo a qualidade dos materiais e o gosto do proprietário.

Economia em Longo Prazo

Outro modo de minimizar os custos é no longo prazo. Com isso, queremos dizer que fazer um investimento um pouco maior nos primeiros passos da obra, pode ajudar você a economizar lá frente.

Neste caso, instalar placas para armazenamento de energia solar ou um sistema para reaproveitamento da água da chuva, por exemplo, podem te ajudar a economizar com eletricidade e água no longo prazo, assim, o produto acaba se pagando sozinho.

Todos esses pontos dependem, evidentemente, do quanto de dinheiro você tem disponível para investir. Porém, é preciso pensar muito bem antes de contratar profissionais ou comprar produtos ou de baixa qualidade, que vão exigir novas reformas ou manutenções antes do prazo ideal. Uma das maneiras de não correr esse risco, é utilizando o site Clic da Obra para procurar seus materiais!

O velho ditado: “o barato sai caro” é uma grande realidade quando falamos sobre construção.

One Reply to “Dicas para economizar dinheiro na obra”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *