Como preparar a argamassa?

As massas que envolvem o pó de cimento são muito usadas na construção civil. Esse material, misturado com uma porcentagem de água, é muitas vezes responsável por colar e solidificar determinada estrutura.

Essa mistura pode receber a adição de alguns elementos que vão dar características e finalidades diferentes ao produto, como no caso da criação da famosa argamassa, em que uma porção de areia (fina ou grossa) é acrescentada.

 

A argamassa é utilizada, em sua grande maioria, no assentamento de tijolos ou blocos de betão, no revestimento de paredes externas e internas ou até mesmo para o reparo de algumas fissuras.

 

O preparo da mistura é bastante simples. Em uma superfície plana e de preferência de madeira, adicione a areia e, por cima, o cimento. Com o auxílio de uma pá, misture os elementos até que se torne um pó homogêneo, de uma cor só. Por fim, faça um buraco no centro e adicione água aos poucos até ficar consistente.

 

Com relação às proporções de cada material, é preciso antes identificado a finalidade do produto.

 

Assentamento de tijolos: 1 parte de cimento e 2,5 a 3 partes de areia Revestimento de chão ou paredes interiores: 1 parte de cimento e 1,5 partes de areia;

Revestimento de paredes exteriores ou trabalhos realizados em locais úmidos: 1 parte de cimento e 1 a 1,5 partes de areia;

Revestimentos estanques: 1 parte de cimento e 1 parte de areia.

 

Vale lembrar que essa mistura não pode ser guardada para utilização futura, já que o material seca com cerca rapidez. Mas caso você necessite de grandes quantidades de argamassa para o serviço, o indicado é preparar o produto dentro de uma betoneira, que o manterá sempre em movimento, retardando a secagem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *