Como se preparar para a ligação da rede de esgoto?

 

Como você vem acompanhando em nosso Blog, a preparação básica de um terreno antes do início das obras é algo fundamental para o bom andamento da empreitada. Já vimos, recentemente, quais as exigências das concessionárias para que a ligação de água e luz seja feita no endereço. Hoje, vamos abordar os procedimentos para a instalação da rede de esgoto.

O primeiro passo cobrado pela autarquia responsável pelo serviço é que a caixa de inspeção esteja pronta e posicionada dentro do terreno para vistoria. Esse produto é encontrado pronto em lojas ou feita na própria obra em alvenaria ou concreto. Essa caixa de inspeção é importante, pois permite realizar manutenções e desobstrução na rede de esgoto, sem que seja necessário quebrar o piso do imóvel.

Algumas concessionárias ainda pedem para que a caixa de gordura e o DTI (dispositivo tubular de inspeção) estejam devidamente instalados, mas sem estar lacrado ou coberto por concreto, grama ou plantas.

É importante lembrar que, durante a construção, o encanamento responsável pela vazão das águas pluviais não devem escoar para dentro da rede de esgoto.

Outro ponto que sempre destacamos aqui é que essas normas e exigências variam de acordo com a política da autarquia responsável pelo serviço no município. Sendo assim, sempre consulte esses órgãos para se adequar às regras e evitar dores de cabeça.

 

7 Replies to “Como se preparar para a ligação da rede de esgoto?”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *