Compra de materiais: Dicas para não passar apertos

A hora de comprar os materiais de construção é um momento de grande ansiedade e tensão, já que há muito dinheiro envolvido na situação e qualquer escolha errada pode estourar o orçamento pré-programado. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar você a evitar passar por apertos no futuro. Vamos lá!

Produtos fora de linha

Azulejos, vasos sanitários, pisos, entre outros acabam saindo de linha muito rapidamente. Isso faz com que os preços dessas peças diminuam e se tornem bastante atrativos. Por outro lado, quando houve a necessidade de reposição, pode não haver mais um material semelhante. Esse risco deve ser muito bem avaliado antes de fechar negócio.

 

Produtos de ponta de estoque

Assim como o item anterior, esse tipo de produto possui um preço bastante atrativo. Porém, é preciso tomar alguns cuidados. Verifique se há a quantidade necessária disponível e se eles são do mesmo lote (isso evita que venha produtos de cores ou formatos diferentes). Peça pare ver o estado do produto e se ele ainda está em condições adequadas, sem manchas, trincados, dentro da embalagem original e veja se este produto ainda segue na linha de produção e no catálogo.

 

Entrega de material

Confusões acontecem! Por isso,  antes de assinar o recebimento do produto, certifique-se de que a quantidade e o valor dos produtos presentes na nota fiscal estejam corretos. Caso contrário, não aceite o material. Aproveite e faça uma observação das irregularidades no verso da NF e entre em contato com a loja para solucionar o problema.

 

Cimento e areia

No caso do cimento, verifique a data de validade do produto e evite comprar com muita antecedência. Deixá-lo parado por muito tempo faz com que o material se endureça e perca a possibilidade de uso. Já a areia deve ser muito bem armazenada na obra e comprada sem qualquer resquício de umidade.

 

Tinta

Assim como o cimento, fique atento à data de validade do material. Tenha certeza de que está adquirindo a tinta correta para aquela área específica. Não se esqueça de anotar e guardar o código da cor da tonalidade, caso precise comprar novas latas.

 

Pisos e azulejos

Ao receber, confira se a metragem estampada na embalagem condiz com o combinado e se o número do lote é igual em todas as caixas. Isso evita tonalidades e tamanhos diferentes entre as peças.

 

Material hidráulico

Confira se todas as conexões tenham as mesmas espessuras que as tubulações. Verifique também o método de venda da loja. Algumas fornecem o preço do metro, mas comercializam apenas a barra inteira.

 

Direitos do consumidor

O Código de Defesa do Consumidor prevê uma série de direitos que o comprador pode exigir da loja, caso não estejam claras, como características do produto, qualidade, quantidade, prazo de validade e até mesmo os riscos à saúde e segurança.

 

As condições de pagamento também devem estar evidentes, como valor à vista, a prazo, número de parcelas, taxas de juros e outros encargos.

 

Produtos com defeito devem ser trocados em até 30 dias, e recipientes com quantidade de líquido inferior ao indicado na embalagem devem ser repostos pelo vendedor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *