Conduítes protegem fiação elétrica e evitam incêndios

 

Durante a fase inicial da construção de um imóvel, quando as paredes estão sendo levantadas, assim como o restante da estrutura, os conduítes, em conjunto, também já  começam a ser instalados.

Esse material é responsável pela passagem da fiação elétrica com muito mais facilidade, além de promover a segurança de todo o cabeamento, contra fatores externos, e da própria casa ou escritório, evitando incêndios e propagação das chamas em caso de curtos-circuitos.

Embora o eletroduto mais famoso seja aquele tubo amarelo flexível com ondulações, o mercado disponibiliza outros dois modelos principais para serem usados na obra.

Eletroduto Flexível Corrugado

Como falamos, esse é o material mais conhecido até por serem mais divulgados em comerciais de televisão. Este conduíte é, geralmente, produzido em PVC, que proporciona isolamento térmico, elétrico e contra umidade. Sua instalação é bastante simples, já que sua flexibilidade permite movimentá-lo com facilidade.

Eletroduto Flexível Plano

Sua característica de segurança é idêntica ao primeiro modelo. A principal diferença é que, no conduíte plano, não há aquela rugas em torno do tubo. Isso pode tornar a passagem de cabos mais fáceis, já que não há “lombadas” que podem travar a movimentação.

Eletroduto Rígido

Por ser rígido, este conduíte tem grande resistência contra choques externos, sendo muito recomendados para instalação em pisos, lajes e superfícies concretadas. Por outro lado, a falta de flexibilidade o torna mais difícil de manusear durante a instalação.

O importante, na hora de escolher o conduíte, é analisar se o produto está dentro das normas especificadas pelas ABNT( Associação Brasileira de Normas Técnicas) e se a fabricante é reconhecida no mercado.

Este é um material, muitas vezes, barato e que tem um impacto baixo no orçamento da obra, além de serem feitos com materiais recicláveis, podendo durar até 50 anos. Por isso, desconfie de valores muito baixos e evite economizar neste material importante.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *