Conheça as Etapas da sua Obra

Conhecer todas as etapas de uma obra pode garantir que ela seja cumprida de forma integral, sem muitos gastos extras ou modificações desnecessárias, e em um prazo coerente com o tamanho da construção.

Em primeiro lugar, é preciso colocar no papel como você gostaria que seu imóvel ficasse depois de construído. Assim, é possível criar o projeto, com medidas, fiações, encanamentos, entre outros itens que fazem parte da planta.

Agora, é hora de colocar o que foi planejado em prática e começar as preparações do terreno, seja uma simples modificação do local ou mesmo uma demolição de algo que já existia naquele ambiente. Esta etapa pode produzir muita poeira e entulho. Por isso, tome as medidas corretas para o descarte dos restos da obra.

Com o terreno preparado, a estrutura do imóvel é levantada ao mesmo tempo em que ocorrem as confecções das partes elétricas – iluminação – e hidráulicas, conforme o planejado. É importante destacar que, se não houver um acabamento de gesso no teto, a atenção aos locais de instalação das luzes deve ser redobrada, já que qualquer modificação futura irá dar muito trabalho com a laje pronta.

Caso esteja previsto no projeto a inclusão de controladores de clima – ar-condicionado –, é imprescindível verificar a instalação elétrica e se há condições de abrigo e funcionamento do equipamento, como um local adequado para ventilação para a condensadora.

Encerrada as etapas anteriores, é o momento do acabamento, que preferencialmente já deve estar incluído no projeto, visando melhor controle do orçamento da obra. O reboco nas paredes e contrapiso nivelados e impermeabilizados são essenciais, proporcionando maior resistência.

Estes revestimentos exigem uma boa pesquisa para garantir que o material escolhido seja de qualidade, de fácil manutenção e, principalmente, adequado ao revestimento que será aplicado.

Os gastos com acabamentos estão estimados em 60% dos custos totais da obra, sendo indicado realizar diversos orçamentos, em diferentes lojas. No mercado, existem variados tipos de tomadas, interruptores, luminárias, torneiras, entre outros itens que cumprem o papel decorativo e funcional. Por isso, dedique um tempo para escolher o melhor custo-benefício.

A decoração deve ser a última etapa a ser planejada, pois apenas após o término das obras que é possível visualizar as disponibilidades reais do imóvel e introduzir o seu estilo. Esta é uma fase muito gratificante, que traz a sensação de tarefa cumprida, mas também exige cautela para que tudo seja harmonizado corretamente.

Agora que você conhece as etapas da obra, é possível ter o controle de toda a construção, saber quais serão os próximos passos e evitar diversos transtornos e surpresas, garantindo que o projeto dos sonhos seja realizado com sucesso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *