Conheça os métodos de aspiração da piscina

A aspiração da piscina é um processo bastante importante na manutenção da água. É nela que serão retiradas partículas pequenas que ficam depositadas no fundo da estrutura e todo o material será filtrado para, posteriormente, retornar à piscina.

Para muitos, aspirar é apenas encaixar o rodo na mangueira e passar por toda a estrutura. De fato, o padrão é este, mas existem algumas características que diferenciam os métodos de sucção e o destino da água.

O primeiro modo de aspiração é o de “filtrar o fundo” ou “aspiração filtrando”. Este método é o mais ecologicamente correto, pois ao aspirar a água suja, ela passa pelo filtro e é devolvida à piscina novamente totalmente limpa. Porém, este processo só funciona quando as partículas são grandes o suficiente e em pouca quantidade para sua aspiração, permitindo serem retiradas do filtro.

Além desse método, existe a modalidade “aspirar ao esgoto”. Também com o auxílio do rodo, a água e a sujeira serão sugados do fundo da piscina, mas, ao contrário do primeiro método, que tem passagem pelo filtro, a água é despejada diretamente na rede de esgoto, impossibilitando a reutilização. Este processo deve ser feito quando a sujeira for muito fina, impedindo a retirada dela do filtro posteriormente, ou estiver em grande quantidade.

Conhecer esses processos é bastante importante para saber qual o destino ideal da água. Mas vale lembrar que, se você mantiver sua piscina sempre limpa, poderá optar, na maioria das vezes, pela “aspiração filtrando”, evitando o desperdício de água.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *