Conheça os principais tipos de fechaduras

Muitas vezes, a fechadura que será instalada nas portas é escolhida de forma aleatória, podendo ser pela beleza do material, pelo preço ou pelo nível de segurança. Mas, no mercado, existe uma enorme porção de opções desse item. Hoje, vamos listar e explicar cada um deles. Acompanhe!

Fechadura Yale

Este modelo é bastante comum nas portas externas, e sua chave é fina e com dentes. As fechaduras mais populares são fabricadas em zamac, com 40 mm de distância da lâmina lateral e o centro da máquina – local em que será inserida a maçaneta -. Já os produtos de primeira linha, são feitos de latão inox, com 55 mm de distância.

George

Sabe aquela fechadura que aparece nos desenhos quando alguém quer bisbilhotar? Pois esse é o modelo em que as animações se inspiram. A “fechadura com buraco” é normalmente instalada em portas internas. A chave é mais grossa, mas tem uma combinação menor de segredo, reduzindo sua segurança. Elas podem ser fabricadas em latão ou aço inox.

Rolet

São muito comuns em portas pivotantes, que possuem pontos de fixação em cima e embaixo e usam puxadores em vez de maçanetas. Esse modelo tem uma segurança baixa e permite que a porta fique fechada, sem estar trancada de fato.

Bico de papagaio

São instaladas, normalmente, em portas de correr. Ao trancar, ela faz uma espécie de gancho na outra folha, que tranca a porta.

Tetra

Raramente esse modelo será encontrado sozinho. Normalmente, ela é instalada como fechadura auxiliar, acima da principal, e é produzida em aço inox. Sua chave possui quatro fileiras de dentes. Por isso o nome tetra.

Multiponto

Essa é considerada como uma evolução do modelo tetra. Produzida em latão, aço inox ou alpaca, suas chaves tem pontos na lâmina no lugar de dentes. Isso torna a fechadura muito mais segura e prática de carregar no bolso.

Codificadas

Esse modelo é o mais moderno que existe no mercado. Em vez de chave, o processo de abertura se dá por meio de senha numérica, biometria, uma combinação entre as duas ou até mesmo por reconhecimento facial. Pela complexidade, é preciso uma mão de obra especializada para a instalação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *