Construção Sustentável: Tijolo Ecológico

O tijolo é um dos itens mais importantes dentro de uma construção. É com ele que é feita a base que irá estruturar casas e prédios. Desde sua criação até hoje, foram desenvolvidos diversos modelos do bloco, feitos de diferentes materiais.

Atentos a uma sociedade cada vez mais preocupada com o meio ambiente, uma das últimas novidades lançadas foi o tijolo ecológico. Produzidos a partir de um processo que não necessita de queima, esse modelo evita a liberação de dióxido de carbono na atmosfera.

Para que o bloco seja produzido, é necessário apenas uma mistura de água, terra e uma quantidade pequena de cimento. Após a mistura, o material passa pelo processo de prensa hidráulica que finaliza o processo, transformando-o em um bloco completo.

Entre as diversas vantagens deste tipo de tijolo estão: sustentabilidade, praticidade e segurança.

Sustentabilidade

Como já foi citado, este tipo de bloco não necessita de queima. Ou seja, isso ajuda a diminuir a emissão de CO2 na atmosfera. Além disso, alguns modelos utilizam produtos reciclados para sua fabricação, como pneus e garrafas.

Facilidade de execução 

Seu formato, com dois furos na parte de cima, facilita na hora de encaixar um tijolo no outro. Enquanto os modelos tradicionais precisam de grandes quantidades de argamassa, este utiliza menos e com isso, acelera o processo de finalização da obra.

Segurança

Segundo os fabricantes, uma estrutura feita com este tipo de tijolo é mais segura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *