Cuidados com a Instalação de Janelas de Madeira

A instalação de janelas de madeira parece ser uma tarefa fácil e rápida, mas alguns cuidados devem ser tomados para que isto aconteça conforme planejado e com a devida qualidade.

Normalmente, as janelas tem larguras que variam de 30 cm a 200 cm, e alturas entre 50 cm e 120 cm, mas devido a grande variedade de modelos disponíveis no mercado, não é difícil de encontrar janelas que caibam dentro do orçamento e que se enquadre às exigências do projeto.

Uma ferramenta que tem sido muito usada nas instalações de janelas é a espuma expansiva, um produto em forma pastosa que, em contato com o ar, expande e toma a aparência de espuma, criando pressão entre os batentes e as paredes. É uma ótima forma de instalar janelas!

Alguns cuidados devem ser tomados, contudo, pois a força de expansão pode pressionar demasiadamente os batentes e paredes, comprometendo o bom funcionamento da janela.

Quando as janelas tem vidro, um cuidado adicional que deve ser tomado é a colocação de silicone entre o vidro e a madeira, impedindo a infiltração de agua ou vazamento de ar, lembrando que os vidros somente podem ser colocados após a instalação da janela, para evitar desperdício de peças.

Outro fator importante é o tratamento dado à madeira: a pintura da madeira é de extrema importância, pois sem ela a ação do tempo promove maior desgaste do material, criando variações de cor e trincas, entre outras coisas, podendo até empenar. Para que a vida útil da madeira seja prolongada é recomendável a aplicação de duas demãos de tinta própria para madeira ou verniz.

É indicado também que se aplique, antes da pintura, um cupinicida e uma demão de seladora ou impermeabilizante, para garantir maior eficiência no tratamento da madeira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *