Cuidados com o Revestimento da Cozinha

Os revestimentos da cozinha são pontos importantes na finalização da obra e podem ser feitos de diversas maneiras, como azulejos, cerâmicas, pedra ou porcelanato. Além disso, exigem cuidados especiais para garantir a durabilidade do produto.

Diante dessas opções, as cerâmicas e porcelanatos são os mais recomendados, pois são bastante fáceis de limpar. Já nas paredes, o indicado é revestir apenas as bancadas e impermeabilizar o restante do local, minimizando problemas relacionados ao barulho.

Como cerâmicas e azulejos, de um modo geral, reverberam muito os ruídos, eles fazem com que o som do liquidificador se espalhe por todo ambiente, tornando a cozinha uma caixa de som.

Se você tem preferência por estes materiais, é preciso observar, também, a variação de temperatura. As mudanças do clima ou o calor gerado pelo uso dos equipamentos domésticos, como forno, são potencializadas no caso das peças de cerâmica.

Esta variação pode ter uma influência negativa quando o contrapiso, argamassas ou rejuntes não tem a capacidade de dilatar e contrair nestas situações, comprometendo a durabilidade do revestimento.

Outra preocupação nestas áreas – conhecidas como “ambientes molhados” –, é a impermeabilização. Se bem feita, ela evita que ocorra infiltração de água nas paredes e móveis.

Já para os encanamentos, a dica é a mesma para todas as outras partes da obra: escolha materiais de qualidade. Assim, você evita vazamentos e a necessidade quebrar paredes no futuro para fazer qualquer reparo.

Estas dicas, com certeza, vão te ajudar a encontrar o revestimento mais bonito e prático para o seu dia a dia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *