Decoração com Cobogó?

Podemos entender o cobogó como uma forma vazada feita em cimento, argila, vidro, cerâmica, entre outros materiais, que possibilita completar um espaço em paredes ou muros, trazendo maior iluminação e ventilação local. Além disso, também cumpre a função de decoração em ambientes residenciais, comerciais ou industriais.

Normalmente, este item é utilizado na arquitetura pernambucana – onde acredita-se que foi criado –, com base em elementos geométricos e treliças de madeira, instaladas nas sacadas e janelas das casas árabes.

O exemplo mais clássico que podemos citar de cobogós são aquelas paredes de tijolos vazados feitas antigamente. Mas, hoje em dia, pode ser utilizado em vários tipos de decoração interna e externa, como fachadas, muros, entre outros.

Na decoração, os cobogós também podem ser úteis como divisórias, repartindo sutilmente o ambiente, valorizando muito bem o aspecto estético e trazendo um ar muito interessante e característico.

Quando as paredes são feitas em blocos vazados, é necessário cuidado, pois os tijolos são frágeis. A recomendação, neste caso, é assentar uma fiada de cada vez e aguardar o tempo de secagem da massa para que toda estrutura fique firme.

Se você se interessou pelo material e quer fazer a aplicação, a dica que deixamos é que procure os modelos disponíveis no mercado para ver qual tem o aspecto estético que mais chama sua atenção.

2 Replies to “Decoração com Cobogó?”

  1. Buenas noches, os ha dicho alguien que vuestra web puede ser adictiva ? estoy preocupada, desde que os recibo no puedo parar de mirar todas vuestras sugerencias y estoy muy feliz cuando recibo uno más, sois lo mejor en español, me encata vuestra presentación y el curre que hay detrás. Un beso y abrazos, MUCHAS GRACIAS POR VUESTRO TRABAJO, nos alegrais la vida.

    Saludos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *