Dicas para escolher seus interruptores e tomadas

 

As tomadas e interruptores deixaram de ter apenas a função de ligar ou desligar um aparelho ou lâmpada, sendo, hoje, um elemento de decoração no imóvel. Por isso, é possível encontrar uma quantidade absurda de modelos desses materiais no mercado, podendo seu preço variar de simples R$ 4 até a casa dos R$ 100.

Por se tratar de um produto que necessita ser comprado em grande volume dependendo do seu projeto e necessidades, é importante se atentar a alguns quesitos que vão além da beleza para evitar arrependimentos depois.

Assim como muitos produtos, a primeira coisa que se deve olhar é marca. Certifique-se de que as tomadas ou interruptores estão dentro das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), se a fabricante é conhecida e está há bastante tempo no mercado e se há garantia e peças de reposição por parte da empresa em caso de defeitos.

Observe também a função que esse material irá ter em seu imóvel e a amperagem dos equipamentos e lâmpadas que serão ligados a eles (10 ou 20). Muitas vezes, esse é um dado que passa despercebido pelo comprador.

Verifique as conexões de seus aparelhos. Embora o Brasil já tenha adotado como padrão as tomadas de três pinos, muitos equipamentos ainda possuem conectores diferentes. Caso não encontre um modelo compatível, talvez seja preciso comprar um adaptador também.

Já nos aspectos decorativos, tenha em mente as texturas e cores das paredes, teto e rodapé de cada ambiente. Assim, você pode comprar uma moldura que harmonize com o restante do cômodo. Caso fique em dúvida sobre a tonalidade, opte pelo branco, que não tem erro!

Por fim, aquela dica de sempre, mas não menos importante, que é consultar seu engenheiro elétrico sobre os requisitos mínimos do material. Depois, só usar o seu bom senso e bom gosto e se divertir nas compras.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *