Diferenças entre ferro e aço

O aço tem uma função extremamente importante dentro de uma obra, proporcionando o molde e resistência às estruturas básicas de um imóvel que está sendo construído. Por isso, recentemente, apresentamos os materiais de aço básicos utilizados durante a empreitada.

Essa publicação acabou gerando dúvidas entre nossos leitores sobre as diferenças entre produtos de aço e de ferro. Diante das mensagens recebidas, decidimos esclarecer essas diferenças para vocês.

Com relação à aplicação desses dois materiais na obra, ela é bastante semelhante, mas, assim como o cimento e o concreto, sua principal diferença está no modo como é produzido esse produto.

O ferro é um minério encontrado na natureza. Porém, essa característica mais natural permite que ele seja misturado com outros componentes, tornando-o menos resistente à impactos e à corrosão.

Já o aço, é o ferro retirado da natureza que passou por processos que permitiram retirar todas as impurezas do material e ainda adicionar novos componentes para aumentar sua resistência ao desgaste, impacto e corrosão. Sendo assim, podemos considerar que o aço é formado basicamente por ferro e carbono.

Suas utilidades são um pouco diferenciadas. Enquanto o ferro é mais indicado para portas, janelas, barras de ferro, entre outros produtos, o aço é recomendado em metais sanitários, torneiras, barras de sustentação, entre outros que exijam maior resistência.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *