É Possível Restaurar o Piso de Madeira?

Os pisos de madeira tradicionais deixaram de ser a primeira escolha dos proprietários, ainda mais com as novas opções existentes no mercado que são mais baratos e imitam as características da madeira.

Porém, ainda é possível encontrar em muitos lugares esse modelo de piso, mas que, por conta da idade, acabaram se desgastando com o passar do tempo. Em vez de trocar por peças novas ou o modelo, uma restauração pode ser uma boa medida para deixá-lo com cara nova. Acompanhe como fazer!

Normalmente, os pisos em madeira maciça possuem dois centímetros de espessura e, sem dúvida, uma restauração pode ser não apenas ecologicamente correta, mas também muito mais viável em relação aos custos, pois a instalação de um novo piso.

A restauração é feita com maquinário específico que executa a raspagem do piso, exigindo que o cômodo inteiro esteja livre de qualquer tipo de objeto e, de preferência, a casa toda vazia, pois essa raspagem vai gerar muita poeira, se tornando um agravante em todo ambiente.

Esse processo começa usando uma lixa bem grossa de modo a retirar todo o verniz antigo e parte da massa que fica entre as juntas. Em seguida, usa-se uma ferramenta chamada unha de gato, que retira o restante das sobras de massa das juntas.

Feito isso, é passada uma nova massa nas juntas que é a mistura do pó da madeira com uma cola especial para colagem e instalação desse material que, além de servir como uma massa de rejunte entre a madeira, também serve como uma espécie de amortecedor entre as juntas, evitando as trincas na madeira.

Após isso, o piso é lixado novamente com uma lixa fina que dá o acabamento e prepara para o recebimento do verniz e finalização dos trabalhos.

Para este tipo de serviço, é recomendado contratar uma empresa que tenha o maquinário certo para executá-lo. Com certeza esse processo devolverá os aspectos bonitos de um piso de madeira novinho!

One Reply to “É Possível Restaurar o Piso de Madeira?”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *