Efeito Mármore na Decoração de Objetos

O efeito mármore é uma técnica sofisticada que deixa objetos simples com um visual muito mais requintado e bonito, valorizando não só o objeto, mas também o ambiente onde ele se encontra.

Este efeito vem sendo usado por artesãos habilidosos que querem dar à sua arte a aparência única do mármore. Contudo, realizar tal procedimento não é algo que exija extrema perícia ou profundos conhecimentos, amadores com interesse na aplicação desta técnica também podem aprender. Veja a seguir um apanhado geral e introdutório a este tipo de artesanato, para aprofundar-se e desenvolver habilidades na aplicação basta assistir alguns vídeos na internet com a demonstração do passo a passo e praticar.

Os componentes necessários são: tinta spray de cores variadas e de sua preferência, fita crepe, uma caixa grande de plástico ou um balde onde o objeto que vai ser decorado possa ser mergulhado e uma colher.

Primeiramente escolha no objeto que vai decorar a área que vai ser decorada com o efeito mármore deixando apenas esta área exposta, isolando as demais, que não serão pintadas, com fita crepe. Essas partes devem ficar bem seladas para que não tenha o risco de serem manchadas.

Em seguida encha o recipiente onde o objeto vai ser mergulhado com água, o suficiente para que a àrea que receberá a pintura fique submersa.

Espirre a tinta spray na superfície da água para formar o desenho que deseja. Ao espirrar a tinta na superfície da agua será formada uma fina película colorida. O spray deve ser espirrado a uma distancia de 25 cm da água. Caso queira adicionar mais de uma cor, a mistura da tinta deve ser feita em um período de tempo menor do que o período de secagem informado no rótulo do Spray.

Nesta etapa, para criar um efeito diferenciado, aplique leves tapas no recipiente para misturar a tinta criando um desenho com forma a que desejar.

Para aplicar a tinta no objeto, basta mergulha-lo lentamente por mais ou menos 30 segundos.

Em seguida, após retirar o objeto da água, use a colher para remover bolhas ou imperfeições, com cuidado para não desmanchar a arte.

Por fim, quando a tinta estiver firme, mas não seca, deve-se retirar a fita. A tinta não pode estar seca a ponto de formar uma película , pois a retirada da fita pode arrancar pedaços indesejados da pintura. Uma dica para que isso não ocorra é passar um estilete nas beiras da fita, caso esteja muito seca, antes de retira-la.

Com essa técnica seu objeto estará decorado e ficará visualmente muito mais bonito e valorizado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *