Elétrica: O Sistema Nervoso da Sua Casa

A instalação elétrica de um imóvel é de extrema importância, tendo em vista que hoje em dia quase tudo que usamos funciona por meio de energia elétrica.

Todos os cuidados relacionados a esta etapa da construção devem ser tomados e vão desde a contratação de um profissional qualificado para o serviço até a aquisição de materiais suficientes, de acordo com as necessidades e com a qualidade específica.

Os materiais condutores de eletricidade mais utilizados na fabricação de fios e cabos são o alumínio e o cobre. O cobre, porém, é mais utilizado, por ter um melhor custo/benefício.

É muito importante respeitar a capacidade dos cabos, como a bitola dos condutores, cabos e suas quantidades. Que devem estar de acordo com as necessidades do imóvel, evitando sobrecargas na rede.

Procure fazer a passagem dos cabos somente depois que o revestimento das paredes, tetos e pisos estiver concluído, bem como todas as etapas de acabamento do imóvel, deixando a instalação elétrica por último.

Nunca faça a instalação de condutores e cabos isolados sem a proteção de eletrodutos ou invólucros, seja qual for o método de instalação utilizada no imóvel — embutida, aparente ou enterrada no solo.

Emendas de condutores dentro dos eletrodutos devem ser evitadas; é melhor fazê-las somente dentro das caixas de derivação, ligação ou passagem e, preventivamente, a fiação deve assegurar a resistência adequada, com contato perfeito e permanente. O isolamento das emendas e derivações deve estar de acordo com os condutores utilizados.

A instalação de cabos sem isolamento não é recomendada, tampouco a passagem de cabos pode ser feita em locais impróprios como, por exemplo, em dutos de ventilação, exaustão, etc.

Na passagem dos cabos é melhor evitar muitas curvas para não danificar o isolamento ou os metais condutores. Se a instalação for subterrânea, os cabos não podem sofrer tração ou torção.

Os disjuntores devem estar de acordo com as necessidades da rede elétrica, para que seu uso seja eficiente e evite acidentes domésticos, sobrecarregas ou a queima de aparelhos elétricos

Seguindo estas dicas você vai evitar muitos problemas com sua instalação elétrica e garantir a segurança dos seus usuários e equipamentos elétricos. A contratação de um profissional capacitado pode fazer toda a diferença e garantir a eficiência. Pense nisso!

4 Replies to “Elétrica: O Sistema Nervoso da Sua Casa”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *