Ensaios periódicos fazem manutenção do alarme de incêndio

 

 

Os aparelhos que compõem um sistema de alarme contra incêndios possuem componentes eletrônicos bastante sensíveis, podendo ser danificados com o passar do tempo e deixando de operar corretamente no momento em que mais precisamos deles, sem que você saiba.

Para evitar surpresas no mínimo desagradáveis, é recomendado que seja feita uma manutenção periódica, de modo a testar cada um dos componentes do sistema.

O primeiro passo é fazer uma vistoria ocular em todos os aparelhos. Verifique se há trincas, quebras ou sujeira em todos os circuitos, se o cabeamento não apresenta rupturas, e se o estado físico e baterias da central e seus periféricos também estão em ordem.

Cheque, a cada três meses, as condições dos acionadores manuais. Com pouco uso e mau cuidado, eles podem apresentar rigidez ou até travamentos. Confira se eles também estão acionando o alarme quando movimentados.

Durante o mesmo período, analise a sinalização sonora e visual (quando houver) para garantir que as pessoas do local serão avisadas em caso de incêndio. Fazer ensaios de incêndio ativando os acionadores é uma boa dica para verificar o funcionamento de todo o sistema.

Em caso de dúvidas ou na necessidade de alguma vistoria mais cautelosa, contrate uma empresa especializada para fazer a avaliação.

 

One Reply to “Ensaios periódicos fazem manutenção do alarme de incêndio”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *