Entulho e Restos da Obra: O Que Fazer?

O entulho gerado durante uma construção ou reforma, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, acaba sendo um problema para os construtores e donos de obras.

A dificuldade em descartar esses resíduos é um problema que todas as obras enfrentam, já que, muitas vezes, as prefeituras não disponibilizam locais apropriados para isso, e cabe aos responsáveis procurar as alternativas cabíveis para desfazer-se dele ou reaproveitá-lo de alguma maneira.

Diante das diversas opções, a mais comum talvez seja o aluguel de caçambas. Elas são muito práticas para esse tipo de situação, mas exigem alguns cuidados. Isso por que a empresa prestadora do serviço deve atender às regulamentações apropriadas e fazer o correto descarte do material. Muitos negócios clandestinos descartam o entulho em lugares irregulares, o que pode trazer problemas ao contratante, como multas, já que é considerado o principal responsável pelo entulho.

Dessa forma, para evitar qualquer punição, procure sempre verificar quais são as regras para o descarte de materiais em seu município e verifique se a empresa que pretende contratar está devidamente credenciada e licenciada para transportá-lo e descartá-lo.

Reaproveitar o entulho e transformá-lo em aterramento, brita, concretagem, tijolos ou outros materiais, também é uma opção interessante. Por isso, fique atento a esta possibilidade quando planejar sua obra ou mesmo durante a execução. Existem algumas empresas bem bacanas no mercado que oferecem esse serviço.

Seja qual for o método escolhido, opte sempre pelo descarte correto dos entulhos para evitar causar danos aos outros e a você mesmo!

Para escolher e ter os melhores produtos de construção, use nosso site Clic da Obra!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *