EPI’s são fundamentais para segurança durante a obra

 

Quando iniciamos uma obra do zero ou uma reforma, sejamos profissionais ou amadores, estamos lidando com materiais pesados e cortantes, que podem causar sérias lesões nos trabalhadores e até mesmo levar à morte.

Para minimizar os danos causados por algum tipo de acidente, é preciso controlar o ambiente e utilizar uma proteção adequada. Por isso, foi criada uma norma em que os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) são indispensáveis nesse local de trabalho.

Hoje, vamos listar os principais equipamentos que envolvem a segurança de quem manuseia ferramentas e produtos de construção.

Capacete de segurança: Utilizado para proteger a cabeça contra possíveis quedas de materiais ou objetos, como telhas, placas de cimento e gesso, pedras.

Protetor auditivo tipo plug ou concha: Este equipamento é usado para proteger os ouvidos contra ruídos altos, como de máquinas elétricas e martelos, e entrada de sujeira.

Botina de segurança: Promove segurança aos pés, evitando escorregões e perfurações por prego ou outros objetos afiados, além de possuir um bico de aço, que amortece os impactos.

Máscara para poeira e para produtos químicos: Este produto ajuda a proteger as vias aéreas, como boca e nariz contra poeiras provenientes do corte de tijolos e cerâmicas. Já a específica para produtos químicos, impede a contaminação através dos gases desses elementos.

Cinto de segurança tipo paraquedista: Específico para quem trabalha em alturas acima de 2 metros. Mantém o trabalhador fixo no ponto de apoio, evitando uma queda.

Luva de raspa e látex: O primeiro modelo é indicado para trabalhos em  que exista o risco de corte das mãos. Já o fabricado em látex,tem pouca durabilidade, mas é usado para evitar o contato com cimento e argamassa.

Viseira e óculos de proteção: Ambos protegem contra partículas que possam ir em direção ao trabalhador, como faíscas e poeiras. Ao contrário dos óculos, a viseira consegue proporcionar uma vedação melhor.

Filtro solar: Embora não seja considerado um EPI especificamente, ele é muito importante, principalmente para trabalhos realizados no verão, já que protege contra queimaduras dos raios solares. Em algumas empresas, o uso deste produto é obrigatório.

Estes itens são fundamentais para garantir a proteção e saúde de qualquer pessoa durante uma obra. Nunca descarte a utilização de EPI e fique tranquilo durante sua empreitada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *