Escolhendo Caixas D’água

Você está no meio de uma obra e chegou a hora de decidir qual modelo e litragem de caixa d’água será instalada em seu imóvel. Mas e aí? Como decidir? Nesta postagem, vamos trazer algumas características do material que podem ajudar nessa escolha.

Em primeiro lugar, é preciso definir qual a litragem ideal para o seu imóvel. No mercado, é possível encontrar modelos que vão de 500 litros até 5 mil litros. O cálculo para saber qual comprar está diretamente ligado ao número de pessoas que serão abastecidas por ela.

Se o imóvel tem apenas duas pessoas, uma caixa com 500 litros é o suficiente. De 750 litros até 1500 litros, são ideias para residências com até cinco moradores. Os modelos com capacidade para 1750 litros a 5 mil litros são recomendados para locais que comportam de 10 a 15 pessoas. Se tiverem 20 pessoas ou mais, é válido comprar uma caixa acima dos 5 mil litros. Vale destacar que cada um, nessas situações, devem suprir as necessidades de até dois dias em caso de falta de água no sistema público.

Outro ponto que deve ser considerado antes de comprar uma caixa d’água é sua instalação. Para que a água chegue com pressão nos chuveiros e torneiras, ela deve ser instalada no topo da casa, sendo necessário assentar o material em uma superfície nivelada, sem sujidade.

Para este processo, o recomendado é que um profissional seja contratado para o serviço. Assim, você garante que tudo seja feito conforme os padrões de qualidade e que todas as ligações de encanamentos encaixarão perfeitamente.

Por último, existem os modelos com tampa rosca ou click. No primeiro, o próprio nome já define como é o fechamento, que se dá ao rosquear a tampa na caixa. Já o modelo Click é mais prático. Basta girar 1/4 da tampa que ela trava.

Essas são as características básicas das caixas d’água disponíveis no mercado. A vantagem, dessa enorme camada de opções é que você não terá muitos problemas para encontrar uma que se adeque ao seu imóvel.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *