Estabilizadores ainda são viáveis?

 

Os estabilizadores são aparelhos antigos e que ganharam bastante notoriedade no mercado e interesse por parte dos compradores, principalmente os que possuem computadores, com a promessa de estabilizar as oscilações elétricas e não permitir que picos de energia atinjam o equipamento.

Em nosso site, você consegue encontrar estabilizadores a partir de R$ 60, podendo chegar até valores acima dos R$ 1500. O preço está diretamente ligado à capacidade de aguentar a variação elétrica, que pode ser em torno de 300VA (média) até 2000VA.

De fato, o estabilizador “estabiliza” a corrente. Para isso, ele tem uma velocidade de trabalho em 60Hz. E é aí que o problema está, principalmente quando seu uso é direcionado para proteger computadores ou notebooks.

Segundo o portal Techtudo, os computadores de uso doméstico operam na casa dos 100Hz, enquanto PCs gamers, voltado para pessoas que gostam de jogar, que utiliza hardwares muito mais complexos e poderosos, trabalham em 400Hz.

Assim, ao sofrer uma descarga elétrica, a proteção interna do equipamento irá sucumbir, e seu computador ficará ainda mais vulnerável às oscilações da corrente elétrica. Já o estabilizador, muito provavelmente irá começar a apresentar mal funcionamento e esquentar rapidamente, apresentando sinais de que está na hora de trocá-lo.

A alternativa mais segura para quem quer um equipamento que proteja seus computadores é o nobreak. Esse aparelho aguenta, no mínimo, 800VA, podendo chegar a 10.000VA, e ainda apresenta uma velocidade de trabalho muito maior que os estabilizadores, garantindo que a oscilação não afete a máquina.

Antes de comprar qualquer produto, é importante que você consulte um profissional e veja qual sua real necessidade para aquela situação, evitando gastos muito altos para um problema não tão grande.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *