Estilosos, os sofás de pallets são possíveis de serem feitos em casa

A decoração rústica está bastante em moda ultimamente. Os pallets acabaram sendo uma das estrelas nesses projetos. Esse material é reciclável, barato e super fácil de encontrar. Muitos, inclusive, já vem inclusive lixados e prontos para uso. Eles são bastante usados na estrutura básica de sofás e ficam extremamente charmosos em casa.

Esse tipo de móvel é bastante possível de ser feito em casa. bastam alguns itens: 2 pallets de madeira com 120 cm x 80 cm x 14 cm. 2 lixas com espessura de 140 a 220 (isso se o pallet não estiver tratado); 1 lata de verniz; 1 pincel tamanho 3; 1 parafusadeira; 1 futon com as mesmas dimensões do pallet.

Antes de começar, é preciso escolher um bom pallet. Caso você não encontre o material já trabalhado, lixado e pronto para uso, busque por produtos bem cuidados, sem ripas quebradas ou finas. Verifique também se eles têm a mesma medida, para não haver desníveis na instalação.

Com os pallets em mãos, faça uma higienização das peças, retirando os resíduos e usando um pano de microfibra úmido para retirar poeiras e outras sujeiras. Isso, de novo, vale mais para produtos não pronto para o trabalho. Feito isso, utilize a lixa para arredondar bordas e tirar qualquer possibilidade de farpas.

Em seguida, é fundamental fazer a impermeabilização dos pallets. Por ser produzido de madeira crua, sem o tratamento adequado, o material se torna suscetível à umidade, a insetos, como cupins e até a mofos. 

Com esse passo finalizado, é hora de posicionar um pallet sobre o outro, de forma bem alinhada. Pegue a parafusadeira e fixe as quatro extremidades com um parafuso, fixando a parte inferior com a superior. Ao terminar esse processo, é hora de levar os pallets ao cômodo desejado e posicionar o futon sobre eles. 

Você ainda pode aproveitar que pegou o jeito do negócio e buscar pallets menores para fazer um encosto para o sofá ou até mesmo assentos baixos. Essa base de processo de fabricação com certeza vai te trazer muitas ideias para sua casa!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *