Estudo prévio define a configuração do encanamento

 

A presença de profissionais competentes e responsáveis é fundamental durante toda a construção de seu imóvel, mas podemos dizer que um cuidado extra ainda no início, principalmente na fase de planejamento de instalações básicas, é ainda mais importante.

Como você viu recentemente em nosso Blog, o planejamento do encanamento comporta três layouts diferentes: troncos e ramos; ponto de entrega; e combinação. Mas para chegar nessa definição, um estudo prévio realizado entre construtor, trabalhador responsável pela instalação dos canos e o bombeiro hidráulico.

Agrupamento

Agrupar equipamentos de uma maneira estratégica gera uma redução de custos com materiais e de energia muito grande. Para exemplificar, imagine um banheiro principal e outro secundário, que fica no segundo andar. Se eles estiverem alinhadas um sobre o outro (empilhados), o profissional precisa de apenas um único tubo de tronco para levar a água até o local, com vários ramais fornecendo água ao resto do cômodo.

Otimização do ponto de distribuição

O desempenho da distribuição de água está diretamente ligado a dois fatores: localização da entrada e aquecedor.  Neste caso, quanto mais centralizado o ponto de distribuição estiver, menor o espaço em que a água precisará percorrer para abastecer os cômodos e menos materiais serão necessários.

Empacotamento

Esta etapa é importante ocorrer ainda nos planos de construção. Aproveitar elementos de construção para abrigar a tubulação, junto com dutos e fiação elétrica,  acelera o trabalho e reduz custos.

Acessórios

Aqui, menos é mais. Quanto maior o número de acessórios e conexões, maior será seu gasto financeiro e menor o desempenho na distribuição de água. O encanador deve, então, se planejar para que o mínimo de acessórios seja utilizado.

Comprimento da tubulação

Essa dica é um repeteco sobre a otimização. Tubulações mais curtas levam água rapidamente aos pontos de saída. Esse benefício se dá, também, para aquecedores, que são menos exigidos e há menor perda de calor.

Codificação

Este é um privilégio dentro de uma estrutura. Canos com cores diferentes podem representar cômodos específicos. Isso facilita a instalação e até mesmo futuras reformas, se necessário.

Desenho técnico

Pensando em possíveis reformas futuras, a produção de um desenho técnico é importantíssima para evitar que paredes ou pisos sejam quebrados ao acaso em busca do problema, reduzindo tempo e custo de mão de obra.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *