Evite problemas ao alugar andaimes

Todos os materiais adquiridos para a construção de um imóvel devem apresentar qualidade e segurança aos profissionais que irão manuseá-los. Isso não apenas garante o bom andamento da obra e acidentes, como evitar dores de cabeça no futuro.

Como falamos recentemente, o andaime é uma estrutura que permite uma movimentação tranquila e o acesso a grandes alturas do imóvel por parte dos trabalhadores. Sua produção na obra gera um gasto financeiro muito alto e, geralmente, as pessoas costumam alugar o equipamento durante a obra para economizar.

Por se tratar de um trabalho em altura, onde o risco de acidentes é maior, é preciso tomar alguns cuidados na hora de alugar o andaime. Acompanhe!

Em primeiro lugar, identifique qual o melhor andaime para sua obra. Como citados em outra ocasião, andaimes motorizados são bem práticos, porém mais caros, sendo mais recomendados para o trabalho em edifícios. Por isso, utilizá-lo em uma casa, acaba gerando um gasto desnecessário.

Mais uma vez, por se tratar de um trabalho com riscos ao trabalhador, há algumas normas regulamentadoras (NRs) , promovidas pelo Ministério do Trabalho, que norteiam a produção e o uso dos andaimes. Para evitar qualquer tipo de problema, se informe sobre a NR-18.

Assim como todo equipamento da obra, para usá-lo, é preciso saber como. Quando um pedreiro ou outro trabalhador precisar acessar o andaime, certifique-se de que ele saiba como se movimentar dentro dele e se manter seguro. Caso você seja dono de uma empreiteira, providencie um treinamento aos seus funcionários.

Por fim, a última dica vale para qualquer produto da obra: procure sempre por empresas de qualidade. Os andaimes são estruturas de grande durabilidade, mas que podem ser produzidas de forma displicente ou, se mal armazenadas, comprometer sua resistência. Desta forma, para garantir a segurança de todos os trabalhadores, procure por empresas renomadas, que ofereçam um equipamento de qualidade a sua obra.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *