Fique atento ao peso da caixa d’água para não sobrecarregar a estrutura

 

Quando o planejamento de um imóvel não é bem feito, o número de pessoas que iriam morar naquele ambiente é alterado ou até mesmo na aquisição de um imóvel usado, podem aparecer algumas incompatibilidades entre as necessidades dos moradores com as características de casa.

Como citamos recentemente em nosso Blog, a caixa d’água é um item importantíssimo para as casas e precisa ser bem pensado para escolher o tamanho certo deste equipamento.

Ao pensarmos na instalação de uma nova caixa d’água, seja por qualquer um dos motivos listados lá no começo do texto ou outros, alguns cuidados são muito importantes para evitar danos à estrutura do imóvel.

As caixas devem, em primeiro lugar, ser instaladas em pontos altos da residência para que a água desça com pressão e consiga passar por todos os canos da tubulação.

Portanto, geralmente, elas ficam na laje sob o telhado. Isso já é um peso considerável em cima dessa estrutura. Ao acrescentar uma outra caixa, a pressão exercida é ainda maior. Caso a estrutura não esteja preparada para receber esse material, pode ocasionar em problemas sérios, desde trincas, rachaduras e até mesmo queda total da laje.

Para se ter uma ideia mais prática, 1.000 litros correspondem a 1 tonelada, enquanto uma laje maciça de 10 centímetros de espessura pode aguentar cerca de 250 kgf/m².

O ideal, então, é que caixas sobressalentes já sejam planejadas no projeto da residência. Caso contrário, contrate um profissional capacitado para fazer a análise da estrutura e o fortalecimento, se necessário, para que o novo equipamento seja instalado de forma segura e eficaz.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *