Forro com Lã de Vidro: Vantagens e Desvantagens

A lã de vidro é um material que tem sido muito utilizado para forros, por conta de suas diversas vantagens e benefícios. Seu uso vai além da estética, compreendendo também isolamento térmico e acústico.

 

Sua composição é a combinação de sílica e sódio, aglomerado por resina sintética em forno de alta temperatura, o que faz com que sua propriedade de isolamento térmico e acústico se torne duradoura e estável.

Seu uso é bem conveniente em lugares onde a variação de temperatura é extrema, reduzindo os custos com energia elétrica, tendo em vista que o uso do ar condicionado é mais controlado, por exemplo.

A lã de vidro é um material leve, de fácil manuseio e não pega fogo, proporcionando maior segurança em relação a incêndios; não favorece a propagação de fungos, sendo antialérgico, não deteriora com o passar do tempo e nem é comprometido pela ação de roedores. Uma das suas grandes vantagens é não perder a capacidade de isolamento térmico e acústico durante a vida útil do material.

Sua aplicação na construção civil vai do comercio à indústria, dadas suas propriedades isolantes. É de fácil instalação e tem um custo aceitável, tendo em vista sua eficiência, e é amplamente utilizado em edifícios comerciais, residenciais, hospitais, galpões, lojas e também em residências .

Os forros de lã de vidro têm algumas desvantagens que, porém, não se sobrepõem a sua eficiência: tem baixa resistência ao fogo, mas não age como combustível, não é resistente à umidade, de forma que sua sua aplicação não  é recomendada em locais externos ou outros sujeitos a umidade constante.

O uso da lã de vidro é muito indicado para forros, podendo ser usado em comércios, escritórios, prédios comerciais, lojas, fábricas, consultórios e até mesmo em residências; o local onde será instalado,  contudo, deve ser adequado, sem umidade ou qualquer tipo de infiltração, para que não haja transtornos posteriores a instalação, evitando gastos desnecessários.

Antes de tudo, verifique junto ao responsável pela sua obra ou arquiteto se existe a possibilidade de usar este tipo de material em seu imóvel. Consulte um profissional especialista neste material para que a colocação seja mais adequada ao tipo específico de forro e aproveite as vantagens e conforto que a Lá de Vidro pode proporcionar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *